TCC: A ESTRUTURA DA TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL
- Monique Veloso

- 6 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
A terapia cognitiva não é um modelo linear em que as “situações ativam
pensamentos, que geram uma consequência como resposta emocional,
comportamental e física”. Há uma interação reciproca de pensamentos, sentimentos,
comportamentos, fisiologia e ambiente (KNAPP, P, 2004).
Pensamentos Automáticos são um fluxo de pensamentos que coexiste com um
fluxo de pensamentos mais manifestos (BECK, A, 1997).
O Pensamento automático é a nomenclatura usada em psicoterapia cognitiva para designar os conteúdos mais superficiais da cognição, carregam consigo grande importância na verificação das distorções cognitivas e recebem esse nome devido as suas características intrusivas, telegráficas, breves e repetitivas, mais uma característica desses pensamentos são a não consciência dos mesmos, ou seja, o sujeito nem sempre consegue perceber a instrução destes e seus conteúdos, podem por vezes, estar conscientes apenas das transformações emocionais ou mesmo de um comportamento. A esses pensamentos é atribuído potência de ação devido a ampla interferência direta e sequenciada de outras esferas tais como: emoções, comportamentos e reações fisiológicas (BECK. S. JUDIT,1997).
Os pensamentos automáticos não são específicos de indivíduos com quadros
patológicos, então presentes em todos os indivíduos e se encontra submerso em um
plano de funcionamento automatizado, podendo aparecer de diversas formas tais como: verbal, como frases, visual, como imagens ou mesmo de ambas as formas
(BECK. S. JUDIT, 1997).
As chamadas cognições quentes são atribuídas aos pensamentos imagéticos
associados a alterações profundas das emoções e experiências. Os pensamentos automáticos se apresentam sem a presença de questionamentos frente a veracidade ou utilidade dos mesmos, quando distorcidos a partir de uma estrutura disfuncional se apresentam acompanhados de fortes emoções negativas, alta reatividade em inúmeras situações cotidianas (BECK. S. JUDIT, 1997)
Monique Veloso
.png)




Comentários