TCC :TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL E FINALIDADE POR AARON BECK
- Monique Veloso

- 6 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
O modelo cognitivo com bases epistemológicas racionalista acerca da terapia cognitiva comportamental Beckiniana: A Terapia Cognitiva se desenvolve como uma psicoterapia breve, estruturada e com aplicabilidade voltada para o presente, sua proposta está em torno da resolução de problemas atuais por meio da observação, coleta, avaliação e questionamento de estruturas de pensamentos distorcidos e comportamentos não adaptados a fim de promover resolução e por finalidade saúde ao sujeito em adoecimento psíquico (BECK. S. JUDIT, 1997).
O modelo Cognitivo propõe que pensamentos distorcidos provenientes da experimentação dos fatos afetam diretamente as emoções e consequentemente o comportamento do sujeito, essa estrutura de afetações seriam facilmente encontradas de forma comum em todos os transtornos psicológicos (BECK. S. JUDIT, 1997).
“Mais que os fatos em si, a forma como os indivíduos os interpreta influencia a forma como ele se sente e se comporta em sua vida” (BECK. S. JUDIT, 1997).
A interpretação de um mesmo fato pode produzir uma infinidade de respostas de um sujeito para outro, assim como a temporalidade pode promover variação de resposta em um mesmo sujeito sobre um mesmo fato. Em quadros de sofrimento psíquico o sujeito apresenta prejuízo na capacidade da percepção dos fatos, apresentando diminuição da probabilidade da elaboração e manutenção da saúde psíquica (RANGÉ, B, 2011).
A finalidade da psicoterapia Cognitiva é a transformação dos pensamentos distorcidos, compreensão das estruturas mais profundas produtoras de pensamentos distorcidos promovendo melhora sintomática, reestruturando pensamento, promovendo melhora na elaboração dos acontecimentos de vida para e pelo paciente a fim de propor uma vida mais plena e saudável (RANGÉ, B, 2011)
Monique Veloso
.png)




Comentários